Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

A História dos Hospitais no Mundo

Leslie Aloan, Presidente do INASE

Os Hospitais na Pré-História: Os hospitais primitivos eram Templos, dedicados aos Deuses, onde se praticavam exorcismos e receituários supersticiosos e inócuos.  É digno de referencia que à época os homens viviam mais do que as mulheres. Parto era muito adverso às mulheres e elas ocupavam um lugar secundário nas proteções sociais. Os homens caçavam e proviam alimentos. Eram seres importantes. O “hospital” mais antigo que se tem notícia fica na Ilha de Malta, o Templo de Ggantija, da era Pré-Histórica. É Patrimônio da Humanidade desde  1980.
Os Hospitais antes da Era Comum: Em 400 AC, Apolo era consultado no Templo Delphi. Asclépio acolhia os enfermos em templos onde eram confortados. Estes doentes eram atendidos com banhos frios e quentes. Recebiam mel, cinza, sal e água mineral para satisfazerem as necessidades corporais e também espirituais. Nessa época Hipócrates, que estudou na Ilha de Kós, pontificava seus ensinamentos apoiados mais nos fatos do que na fé, tornando-se o pai da Medicina Ocidental.
        Os Hospitais durante as Cruzadas; No V e VI séculos, a maioria das grandes cidades do antigo Império Romano possuíam hospitais católicos. Ao longo da rota das expedições militares das Cruzadas houve um surto de construções de hospitais face ao incremento das doenças e da peste mais dizimadora que as espadas pagãs. Na Idade Média, no entanto, esses conhecimentos só não desapareceram por completo graças ao trabalho dos monges copistas que transcreveram esses conhecimentos, preservando-os, nos Mosteiros. As Cruzadas ocorreram do final do séc. XI até meados do séc. XIII, composta principalmente pelos Cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém de Rhodes e de Malta (Hospitalários), Pelos Templários e pelos Teutônicos.
        Os Hospitais na Idade Média: Na Idade Média o Hotel - Dieu de Paris, apesar de algumas deficiências, apresentava uma organização semelhante aos hospitais de hoje. À época, a maioria dos hospitais se caracterizava por total ausência de cuidados higiênicos. Os hospitais do mundo islâmico eram muito diferentes dos europeus. Por volta de 1300 o Hospital de Al-Mansür, no Cairo, possuía enfermarias separadas para doenças graves, ambulatórios e um serviço de assistência social permitindo aos pacientes receberem algum dinheiro, ao deixarem o hospital.  Com o Renascimento os hospitais monásticos são substituídos gradualmente por hospitais municipais.
            Os Hospitais na América: Segue em ordem cronológica.     
México, 1524: O primeiro hospital a ser construído no continente;
Brasil, 1540: Santa Casa de Santos, Capitania de São Vicente, por Bráz Cubas;
Brasil, 1582: Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro;
O Brasil se antecipou, em mais de um século, à inauguração de hospitais no Canadá e nos Estados Unidos.
Quebec, 1639: Hôtel-Dieu du Précieux-Sang;
Montreal, 1644: Hôtel-Dieu;
Nova York, Manhattan, 1663: o primeiro hospital americano, para soldados doentes;
Pensilvania, 1775: Primeiro hospital comunitário;
Boston, 1811: Mass General Hospital. Hospital de excelência até os dias de hoje.
Atualmente, o capítulo da hospitalização sofreu e vem sofrendo ajustes fundamentais, face à carência de leitos e a outros fatores, onde citamos: a expectativa de vida aumentou muito no Mundo e no Brasil; ocorreu uma redução acentuada da natalidade; o perfil de internação e mortalidade hospitalar modificou-se; os recursos são finitos e os argumentos legais, onde todos são iguais perante a lei.
As fotos destas Instituições estão disponíveis na Internet, ou por solicitação ao INASE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário