Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

INASE inicia projetos na prevenção de drogas ilícitas

Leslie Aloan, Presidente do INASE

O Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação deu mais um passo em sua caminhada em julho passado e ultrapassou as nossas fronteiras. Mais exatamente, a fronteira com o país irmão, o Peru. Tratou esta semana de ações conjuntas Brasil-Peru, no combate e na prevenção de drogas, com as autoridades peruanas.
Este esforço vem sendo perseguido desde 1999, conforme o decreto nº 4.437, de 24 de outubro de 2002, que promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Peru sobre Cooperação em Matéria de Prevenção do Consumo, Reabilitação, Controle da Produção e do Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas e seus Delitos Conexos, celebrado em Lima, em 28 de setembro de 1999.  A matéria evoluiu com outras tentativas legais e militares.
Em abril deste ano, o Brasil e o Peru fortaleceram os controles policiais em sua extensa fronteira de 2.800 km para combater o intenso tráfico de drogas e de insumos químicos do narcotráfico, informou neste mês a agência antidroga peruana, a Devida (Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Vida sem Drogas). Houve um intenso patrulhamento no rio Yavarí, na fronteira com o Amazonas e o Acre. Além de reforçar as patrulhas na fronteira, aumentaram o intercâmbio de informação de inteligência, no controle da fronteira binacional.
Os narcotraficantes que operam entre o Peru e o Brasil têm principalmente conexões com cartéis mexicanos e colombianos, além das máfias italiana, russa, chinesa e nigeriana. Segundo a agência antidrogas da ONU, o Peru é atualmente o maior produtor da folha de coca e cocaína do mundo. Grande parte da cocaína peruana vai, via Bolívia, para o Brasil e daí para a Europa e a Ásia, onde os preços da droga se multiplicam.
As operações militares serão uma forte e indispensável resistência ao ingresso das drogas no mundo civilizado. Mas os programas de prevenção serão fundamentais, essenciais  e indispensáveis para aqueles que ainda não foram contaminados com esse mal.
Em experiência anterior, o INASE promoveu uma campanha de prevenção do consumo de drogas, com o uso de atividades lúdicas. Trata-se de jogos com temática e foco nas drogas ilícitas, que cativava  e envolvia  não somente as crianças, mas também os pais e toda a família. Um jogo atrativo para entreter e educar toda a família. Uma experiência exitosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário