Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Novembro Azul

Leslie Aloan, Presidente do INASE

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.  O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 19 de novembro.

Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus e a data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial. E, no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnóstico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.

De acordo com os criadores do Dia Internacional do Homem (19 de Novembro), os homens devem denunciar a discriminação que sofrem em áreas como educação, saúde, família, direito, mídia, entre outras, projetando uma imagem positiva de si mesmos na sociedade e destacando suas contribuições. O Dia Internacional do Homem é celebrado com seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, passeatas, debates e mostras de arte. Os pioneiros da data querem destacar as experiências masculinas na sociedade.

A data para celebrar o Dia Internacional do Homem foi dia 19 de novembro e foi escolhida no dia 19 de novembro de 1999, em Trinidad, Tobago.


Há também o Agosto Azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário