Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Verão com saúde

Leslie Aloan, Presidente do INASE

“A alta pressão que atua sobre a região Sudeste continuará mantendo o tempo aberto nos próximos dias. Os níveis da umidade relativa do ar devem ficar baixos nas horas mais quentes do dia”. Têm sido assim as previsões do tempo para a região sudeste. O Rio de Janeiro registrou a maior temperatura desde que foi instituída esta medição há mais de um século.
Nesta época do ano, é possível que a saúde fique comprometida se o organismo não tiver os cuidados adequados.  A desidratação e algumas alterações metabólicas são comuns nestes dias mais quentes. 
Portanto, confira algumas dicas para passar por estes períodos mais quentes sem prejudicar a sua saúde.

Hidratação no calor. Beba muito líquido
O organismo libera calor por meio do suor para que consiga manter a temperatura corporal. Entretanto, por meio desta liberação o organismo libera água e sais minerais.
De acordo com profissionais, um corpo sem a quantidade adequada de águas e sais minerais apresenta um metabolismo debilitado e como consequência pode sofrer tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, lesões musculares, menor disposição e dificuldades de concentração.

Alimentação equilibrada. Dê preferência a alimentos leves como frutas.
O ideal é ingerir algumas frutas e vegetais que possuem água em sua composição. Um exemplo é a melancia que possui 90% do seu peso em água, assim como as folhas verdes.
Estes itens são extremamente ricos em líquidos. Além disso, frutas e verduras possuem fonte de potássio e mineral. Uma dica é investir em sucos de frutas para repor a água e os sais minerais.

Exercícios físicos em dias de calor
Para aqueles adeptos aos exercícios físicos, é preciso manter a hidratação durante as atividades em dias de calor intenso. Portanto:
- O ideal é tomar 400 a 600 ml de água no mínimo duas horas antes de iniciar o exercício;
- Quando o exercício tiver mais de uma hora de duração tome de 150ml a 350ml a cada 20 ou 30 minutos;
- Depois de ter feito a atividade, beba o suficiente para matar a sua sede.

Roupas leves em época de calor
O ideal é optar por tecidos de algodão e malha, pois estes absorvem o suor. As roupas sintéticas costumam atrapalhar na evaporação da transpiração. Além disso, evitar roupas escuras também é uma alternativa no calor.

Evite o sol
Para que o corpo não perca muito líquido, se possível procure não ficar exposto ao sol das 10 às 16 horas.  Caso não tenha como evitar, utilize bonés, chapéus, óculos de sol, roupas leves, protetor solar 50 e abuse da água.

Bom verão com saúde para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário