Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2015

Dia do Combate ao Glaucoma

Leslie Aloan, Presidente do INASE


No dia 26 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Cegueira Pelo Glaucoma, oficializado através da Lei Federal no. 10456, de 13 de maio de 2002.

A Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) é uma organização sem fins lucrativos, criada pelos especialistas da área, com o objetivo de incentivar, aprimorar e difundir os estudos e pesquisas sobre glaucoma – e fundada na década de 80, durante o XXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 

A Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma  (ABRAG), é um grupo de voluntários, criada no início de 2000, com o objetivo de promover a conscientização sobre o glaucoma, doença que tem na prevenção o único meio de deter os danos que acarreta. A entidade oferece apoio, educação e informação aos pacientes e à população em geral, com o suporte de escolas superiores de Medicina, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Glaucoma, de médicos especialistas e das empresas fabricantes de medicamentos.

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular, geralmente devido a um bloqueio do fluído no interior do olho. Com o tempo, isso causa dano ao nervo óptico e, se não for devidamente tratado, leva à perda gradual e irreversível da visão. A doença, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível, atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, cerca de 3 milhões só nos Estados Unidos. No Brasil, onde existem aproximadamente 985 mil portadores de glaucoma, estima-se que mais de 50% dos doentes não sabem que são glaucomatosos. Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes mellitus, uso prolongado de corticoides, presença de lesões oculares, descendência negra.

O glaucoma é uma doença crônica e silenciosa que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. O tratamento clínico inicial é feito com colírios que baixam a pressão intraocular. A terapia com laser é indicada quando o tratamento com o colírio não é capaz de conter os níveis elevados de pressão. O procedimento cirúrgico é a ultima opção de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário