Páginas

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia mundial de lavagem das mãos



Leslie Aloan, Presidente do INASE

Foi criado em 2008 o Dia Mundial de Lavagem das Mãos, estabelecendo-se o dia 15 de outubro para a data. Em mais de 60 países são desenvolvidas atividades que sensibilizem as crianças à higiene das mãos. Dado o reconhecimento da extrema importância do ato de higienização das mãos no controle de infecções, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um segundo dia, focado para sensibilização dos profissionais da saúde quanto à importância deste ato. Foi escolhido então o dia 5 de maio, pois é o quinto dia do quinto mês do ano, o que representa os cinco dedos das mãos e os 5 momentos oportunos para a higienização das mãos dos profissionais da saúde! 

1.      Antes de contato como paciente. Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos presentes nas mãos do profissional e que podem causar infecções.

2.      Antes da realização de procedimento asséptico. Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos das mãos do profissional para o paciente, incluindo os microrganismos do próprio paciente.

3.      Após risco de exposição a fluidos corporais. Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência imediatamente próximo ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.

4.      Após contato com o paciente. Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo as superfícies e os objetos próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do próprio paciente.

5.      Após contato com as áreas próximas ao paciente. Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo superfícies e objetos imediatamente próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.
Transformar a lavagem das mãos em um hábito frequente pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica, reduzindo as mortes por diarreia em 50% e as mortes por infecções respiratórias agudas em 25%. Dessa maneira, segue abaixo um link com o esquema explicando como higienizar as mãos de forma correta:

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizesuasmaos/produtos/cartaz%20sabonete.pdf

  Assim sendo, o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle do desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de patógenos.
Estão presentes na pele das mãos, principalmente, duas populações de micro-organismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente é constituída por micro-organismos de baixa virulência pouco associados a infecções, que colonizam as camadas mais internas da pele sendo, por isso, mais difíceis de serem removidos. Já a microbiota transitória é representada principalmente por bactérias Gram-negativas (ex: Escherichia coli) e colonizam a camada mais superficial da pele, sendo facilmente removidas pela higienização das mãos. Desse modo, o ato de lavar as mãos de forma correta garante segurança não só aos profissionais da área da saúde, mas também a toda a população.

Tendo em vista a importância deste ato, foi criado em 2008 o Dia Mundial de Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day). O dia eleito foi 15 de outubro e a ideia é que nesse dia, em mais de 60 países, sejam desenvolvidas atividades que sensibilizem as crianças à higiene das mãos.
De acordo com a organização Global Hand Washing, esse dia foi criado com três objetivos principais: apoiar uma cultura global de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância desta atividade e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios. Ainda segundo a organização, “o desafio é de transformar a lavagem das mãos com sabão de uma abstrata boa ideia a um comportamento automático realizado nas casas, escolas e comunidades do mundo todo.”

A importância da higienização das mãos pode ser evidenciada pela existência de um segundo dia dedicado ao assunto, sendo este instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e focado principalmente no profissional de saúde. O dia 5 de maio foi o dia escolhido; a data associa o quinto dia do quinto mês aos cinco momentos da Higiene das Mãos. A campanha “Salve Vidas: Higienize as Mãos”, tem como objetivo melhorar a higienização das mãos e reduzir as infecções relacionadas com a assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Seguem abaixo algumas informações e explicações sobre quando e como se deve proceder a higienização das mãos:

QUANDO?
- Antes de manipular ou consumir alimentos
- Antes e depois de se entrar em contato com pessoas doentes ou acamadas
- Depois de ir ao banheiro
- Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz
- Após manipular objetos potencialmente sujos ou contaminados
- Após entrar em contato com animais
- Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas
- É importante ressaltar a maior importância da higienização das mãos pelo profissional de saúde, uma vez que este pode funcionar como carregador de micro-organismos de um paciente para outro. Vale ainda reforçar que o uso de luvas não substitui a correta lavagem das mãos.

• COMO?

A correta higiene das mãos é feita com água corrente, sabonete líquido e papel toalha para secar a pele. As bactérias são removidas por ação mecânica, ou seja, é necessário esfregar as mãos. A espuma presente no sabonete também ajuda a remover a gordura da pele, eliminando uma maior quantidade de micro-organismos. Na ausência de água e sabão, o gel de limpeza das mãos é tão eficiente quanto uma lavagem correta, já que contém álcool, que remove boa parte das bactérias. No caso de outros produtos, como lenços umedecidos, é preciso prestar atenção à formulação, pois apenas as que contiverem álcool serão eficazes; as demais farão apenas a limpeza parcial das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário